TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO
Os transtornos de Neurodesenvolvimento, englobam alterações dos processos cerebrais que afetam o individuo em sua fase gestacional e ao longo de sua vida que podem trazer prejuízos em várias áreas como: interação social, linguagem, aprendizado, motricidade (movimentos do corpo em relação ao mundo interno e externo) e sensorial (percepções do ambiente à sua volta).
Os principais transtornos do Neurodesenvolvimento são: os Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Deficiência Intelectual (DI) e os Distúrbios da Aprendizagem.
O atendimento terapêutico para os Transtornos do Desenvolvimento, necessitam de conhecimento e técnicas terapêuticas com respaldo científico, trabalho multidisciplinar, engajamento da família e escola. Para isso, é necessário uma metodologia que contemple:
Avaliação inicial, Plano de desenvolvimento , Intervenções Psicoterápicas e orientação da família.
Avaliação
Oferecer direcionamento e apoio ao diagnóstico
Apontar déficits e limitações em relação aos marcos do desenvolvimento
Analisar possíveis barreiras de aprendizado
Construir um plano terapêutico individualizado
Plano Terapêutico
O Plano terapêutico é um instrumento de planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento. Ele é feito de forma multidisciplinar.
Ele contempla áreas do desenvolvimento e adjacentes como: habilidades de linguagem , aprendizado, vida acadêmica, cotidiano , habilidades motoras e sociais.
Precisa ser aplicado em uma perspectiva inclusiva, para ser uma importante ferramenta de apoio ao trabalho em sala de aula na educação especial.
Intervenção Terapêutica
A Intervenção Terapêutica é a aplicação do Plano de Ensino Individual (PEI) para o aprendizado sistemático e contínuo com metas e objetivos definidos na avaliação.
Essas intervenções são baseadas em técnicas e conhecimentos com evidências científicas, baseadas na ciência (ABA) Análise Aplicada do Comportamento.
Orientação Parental
Orientar e treinar os familiares na aplicação complementar da intervenção terapêutica para que o aprendizado da criança e do adolescente se mantenha contínuo também nos ambientes além do espaço terapêutico.
Com a participação ativa dos familiares, o tratamento aumentará substancialmente o aprendizado e desenvolvimento da criança e do adolescente.