TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO

Os transtornos de Neurodesenvolvimento, englobam alterações dos processos cerebrais que afetam o individuo em sua fase gestacional e ao longo de sua vida que podem trazer prejuízos em várias áreas como: interação social, linguagem, aprendizado, motricidade (movimentos do corpo em relação ao mundo interno e externo) e sensorial (percepções do ambiente à sua volta). 

Os principais transtornos do Neurodesenvolvimento são:  os Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Deficiência Intelectual (DI) e os Distúrbios da Aprendizagem. 

O atendimento terapêutico para os Transtornos do Desenvolvimento, necessitam de conhecimento e  técnicas  terapêuticas com respaldo  científico, trabalho multidisciplinar, engajamento da família e escola.  Para isso, é necessário uma metodologia que contemple:

 Avaliação inicial, Plano de desenvolvimento  , Intervenções Psicoterápicas e orientação da família.

Avaliação

Oferecer direcionamento e apoio ao diagnóstico

Apontar déficits e limitações em relação aos marcos do desenvolvimento 

Analisar possíveis barreiras  de aprendizado

Construir um plano terapêutico individualizado 


      Plano Terapêutico

  O Plano terapêutico é um instrumento de planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento. Ele é feito de forma multidisciplinar.

Ele contempla áreas do desenvolvimento e adjacentes como: habilidades de linguagem , aprendizado,  vida acadêmica, cotidiano , habilidades motoras e sociais. 

Precisa ser aplicado em uma perspectiva inclusiva, para ser uma importante ferramenta de apoio ao trabalho em sala de aula na educação especial. 

  Intervenção Terapêutica

A Intervenção Terapêutica é a aplicação do Plano de Ensino Individual (PEI) para o aprendizado sistemático e contínuo com metas e objetivos definidos na avaliação.

Essas intervenções são baseadas em técnicas e conhecimentos com evidências científicas, baseadas na ciência (ABA) Análise Aplicada do Comportamento.

Orientação Parental 

 Orientar e treinar os familiares na aplicação complementar da intervenção terapêutica  para que o aprendizado da criança e do adolescente se mantenha contínuo também nos ambientes além do espaço terapêutico.

Com a participação ativa dos familiares, o tratamento aumentará substancialmente  o aprendizado e desenvolvimento da criança e do adolescente.